top of page
  • Youtube
  • Facebook
  • alt.text.label.Instagram
  • Linkedin

Organizamos uma lista de perguntas e respostas para a sua conveniência. Caso não consiga encontrar a sua dúvida, entre em contato com a gente neste link, que responderemos o mais rápido possível.

Sobre o CEDECA

O que é o CEDECA e quais são os principais serviços que oferece à sociedade?

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA) é uma organização filantrópica, que visa a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Ela oferece serviços de assistência psicossocial atuando em todo o município de Jundiaí, conveniado ou não à outras entidades congêneres e órgãos do Poder Público. Para consultar os projetos realizados e mantidos pelo CEDECA, clique aqui. 

Como posso acessar os serviços de assistência do CEDECA JUNDIAÍ?

Os serviços do CEDECA Jundiaí são gratuitos, planejados e permanentes. Para acessar quaisquer informações, fique a vontade para escrevernos clicando aqui. 

Qual a região que o CEDECA JUNDIAÍ atende?

O CEDECA Jundiaí atua com projetos em todo o municipio de Jundiaí. Atualmente, estamos com um Serviço de Convivencia e fortalecimento de Vínculos no bairro do Parque Centenário em Jundiaí, que atende bairros nas redondezas (Água Doce, Vista Alegre, Currupira) e atendimentos individualizados na Vila Rio Branco.

Quais são os direitos específicos de crianças e adolescentes que o CEDECA Jundiaí trabalha para proteger?

O CEDECA Jundiaí trabalha para promover a garantia de diversos direitos de crianças e adolescentes, incluindo o direito à educação, saúde, proteção contra a violência e exploração, bem como outros descritos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Todavia, a principal missão do CEDECA (e de todos os outros CEDECAS) é a luta constante para a criação de políticas públicas efetivas e eficazes para a população mais vulnerável. 

O CEDECA JUNDIAÍ oferece serviços de atendimento psicossocial? Como funciona esse atendimento?

Sim, o CEDECA Jundiaí oferece serviços de orientação psicossocial. Os atendimentos são realizados por profissionais qualificados que auxiliam crianças, adolescentes e suas famílias em questões emocionais e sociais, proporcionando apoio psicológico e direcionamento das demandas para com a Rede Municipal de Atendimentos e os outros órgãos de proteção do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Os atendimentos são encaminhados pela equipe técnica do CEDECA Jundiaí, por OSCS/ONGS parceiras ou de outros agentes do SGD, como os Conselhos Tutelares. 

Como posso contribuir voluntariamente para as atividades do CEDECA?

Se você estiver interessado em ser voluntário no CEDECA, pode entrar em contato com alguma unidade do CEDECA para obter informações sobre oportunidades disponíveis e os requisitos para participação. Abaixo, você encontrará algumas informações quanto ao serviço voluntário que podem te ajudar no esclarecimento das informações. 

O CEDECA oferece programas de prevenção à violência infantil e juvenil?

Sim, o CEDECA desenvolve programas de prevenção à violência infantil e juvenil, com ações educativas e informativas que visam conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

O CEDECA JUNDIAÍ promove alguma atividade educativa para conscientizar a comunidade sobre os direitos das crianças e adolescentes?

Sim, o CEDECA promove atividades educativas, como palestras, workshops e campanhas, para conscientizar a comunidade sobre os direitos das crianças e adolescentes, estimulando a prevenção e a proteção com toda a comunidade, principalmente no Serviço de Convivência realizado no Centro Comunitário do Parque Centenário em Jundiaí - SP. 

Sobre o SERVIÇO VOLUNTÁRIO

O que é o trabalho voluntario?

A Lei nº. 9.608 de 18/02/1998 determina o serviço voluntário, prestado por indivíduos ou grupos, de forma não remunerada em atividades com causas sociais, culturais, humanitárias, cívicas e do meio ambiente. Envolve doação de tempo e, às vezes, habilidades ou conhecimentos técnicos em prol do bem-estar da causa. O trabalho voluntário não gera compromisso ou vínculo empregatício e nem previdenciário. 

Quem pode ser voluntário? 

Embora sem uma definição prevista na Lei sobre idade, recomenda-se acima de 18 anos. Antes disso, crianças e adolescentes precisam estar acompanhados de seus familiares ou responsáveis nas atividades, ou autorizados expressamente pelos mesmos.  

Como se tornar um voluntário?

Para se tornar um voluntário, primeiro procure identificar a área de seu interesse. Pesquise sobre entidades sociais públicas ou privadas e se puder visite-as.  Quando definir, procure o coordenador de Voluntariado da entidade. Marcar uma reunião, para averiguação das possibilidades entre as partes. Se houver compatibilidade, poderá assinar o Termo de Adesão (conforme a Lei nº. 9.608 de 18/02/1998), preenchendo cadastro de dados pessoais e todas as condições para sua atuação naquela entidade (isso inclui definir se haverá ressarcimento de despesas comprovadas, por exemplo). Assinará o representante da entidade, o voluntário e duas testemunhas. 

Por que voluntariar e qual sua importância?

As pessoas procuram o voluntariado por diversos motivos, em diversas etapas das suas vidas, mas em geral buscam resignificar  sua vida, atuando em prol do próximo ou de uma coletividade. A importância do serviço voluntário se dá com a promoção de oportunidades de autoconhecimento, fazer novas amizades, ter novos desafios, melhorar a saude emocional e mental, desenvolver novas habilidades, além da sensação de estar contribuindo para um propósito maior. 

Qual a duração do serviço voluntário, na prática? 

Geralmente dedica-se de quatro a oito horas semanais, durante o horário comercial, de 2ªf. à 6ªf. , ou conforme o desejo e disposição do voluntário. Caso ele necessite alterar sua combinação, deverá fazer expressamente e com comunicação prévia à entidade, pois a mesma faz planificação de metas e ações contando com sua equipe de voluntários. Em caso de saída, assinará o Termo de Desligamento, elaborado e assinado pelo voluntário, em 2 vias, com assinatura do representante legal da Entidade, conforme a Lei (comprovação das partes e transparências das ações).

Quais as formas de atuar no voluntariado? 

O mais comum é a atuação presencial, porém é possível que haja necessidade para processos on-line. Isso permite que os voluntários possam contribuir de qualquer localidade e até mesmo para causas globais, inclusive. 

Que tipo de apoio as entidades podem oferecer? 

Espaço físicos, estruturais, objetos e materiais agregados as atividades planejadas. Não há ajuda de custo, mas dependendo das necessidades previstas, poderá ser provisionado locomoção e alimentação ou ressarcimento de despesas comprovadas.  Tudo isso constará no Termo de Adesão do voluntário.  

É necessário ter alguma formação específica? 

Não é necessário.  Sempre há uma atividade de acordo com o perfil de cada voluntário. Ter força de vontade é sempre o fator principal! Poderá ocorrer necessidades de vagas para os que possuem conhecimentos ou habilidades específicas. Os voluntários também poderão receber certificados da entidade ou de seus parceiros, pela colaboração ou participação em eventos ou cursos ofertados. 

bottom of page